Para além de

Se as redes sociais estimulam as relações – profissional, pessoal, social – imagine o que se compreende como relacionamento quando se trata de reciprocidade, contato, troca, intercâmbio. Para além do senso comum, o toma lá dá cá reverbera dinâmicas cada vez mais complexas, cujo efeito tangencia a alegoria, a qual pode ser descrita como instância circunstancial na produção de subjetividade, sobretudo na atualidade.

A alegoria pode ser utlizada na retórica eloquente que se distancia da (re)dimensão crítica. Ou seja, sua distorção inviabiliza o reconhecimento ideal das condições mínimas de uma explicativa sobre existência, realidade e verdade. O que dificulta a explanação acerca das coisas do mundo, para além de um ato interpretativo com o sentido. A alegoria, com seu excesso, destoa do vazio vulnerável convocando outras tantas interpretações, às vezes inconvenientes.

Dos povos antigos aos dias de hoje, a alegoria estrategicamente alterna valores emblemáticos e/ou simbólicos na flexibilidade da expressão do objeto/contexto como variantes discursiva de alternativas. Isso desorienta sua própria leitura a se realizar. Por certo, alegoria revela-se como extravagância causadora de perplexidade, em seu estranhamento. Isso tira o eixo do prumo e, por conseguinte, provoca desajustes, nem sempre agradáveis.

Sobre Devora Digital

Este blog compreende o projeto de pesquisa "Comunicação, Consumo e Tecnologias Emergentes".
Esse post foi publicado em Blogosfera. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Para além de

  1. paulo celso Silva disse:

    globalização e redes são fábulas que nosso imaginário quer como essenciais

Deixe uma observação, crítica ou sugestão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s