Diversidade LGBTTQIA+ das Marcas

Afroqueer [2021, 320×370, ECA-USP]

A cultura LGBTTQIA+ agora entrou na era das marcas. Hoje, diversidade é tendência.

O mercado-mídia coptou essa cultura em prol da diversidade. Será mesmo?

Desconfio que primeiro usaram o abusaram e depois querem apenas aumentar o lucro. Sim, a agenda LGBTTQIA+ tornou-se hipermidiática. Estar em evidência implica ser a bola da vez.

Quem sabe, é apenas um tipo de reconhecimento momentâneo, passageiro. Daqui a pouco, essa agenda é descartada como outros assuntos: feminismo, etnia-raça.

Por isso, todo cuidado é pouco. Permanece a expectativa de redução de danos contra essas comunidades, inclusive na pauta dos Direitos Humanos. Fatores políticos e identitários sinalizam temas como desigualdade, discriminação, injustiça, preconceito e violência.

Essa realidade, no Brasil e no mundo, não pode ser mera alegoria de marketing, publicidade e propaganda. Sem dúvida, o compromisso do capital precisaria garantir dias melhores.

Sobre Devora Digital

Este blog compreende o projeto de pesquisa "Comunicação, Consumo e Tecnologias Emergentes".
Esse post foi publicado em Blogosfera. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Diversidade LGBTTQIA+ das Marcas

  1. paulo celso Silva disse:

    é interessante ficar atenta/atento/atente para que o pouco avanço não se perca. criar novas demandas a partir das de hoje. Adelante y Arriba!!

Deixe uma observação, crítica ou sugestão

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s